English

Notícias

Notícias

22|01|2010 - 19h00CTBE: ação estratégica em biocombustíveis

Crédito: Gustavo Tilio.

Presidente Lula ressalta importância do etanol para a matriz energética do Brasil em inauguração do CTBE.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Campinas nesta sexta feira, 22/01, para inaugurar o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). Entre outras coisas, ele destacou a liderança brasileira no assunto clima e ressaltou a importância do CTBE para que o Brasil dê um novo salto tecnológico no setor de etanol de cana-de-açúcar. 

Lula chegou ao Campus do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga as instalações do CTBE, por volta das 14h. Antes de subir ao palanque, ele visitou a infraestrutura científica do Laboratório, onde presenciou a realização de experimentos na área de etanol de segunda geração.

Durante o seu discurso Lula ressaltou a importância de se criar uma política, junto aos empresários do setor sucroalcooleiro, capaz de manter o preço do álcool competitivo no cenário nacional. “Uns dizem que o preço do álcool subiu porque a chuva atrapalhou a colheita, outros que o problema é que estamos vendendo mais açúcar para a Índia. Como podemos oferecer o nosso etanol para o mundo se não dermos conta de suprir a nossa própria demanda interna”, questiona o presidente.

De qualquer forma, o presidente foi enfático ao dizer que acredita que o etanol será o componente mais importante da matriz energética brasileira no que diz respeito aos combustíveis.

Além do presidente Lula, estiveram na inauguração do CTBE o Governador do Estado de São Paulo, José Serra; o ministro de C&T, Sergio Rezende; a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, entre outras autoridades.


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104