English

Notícias

Notícias

25|03|2009 - 10h22Michal Gartenkraut dirigirá ABTLuS

Crédito: Masao Goto Filho.

Ex-reitor do ITA assume cargo da Associação que gere o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Fonte: Jornal da Ciência

 

O Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) aprovou o nome de Michal Gartenkraut para o cargo de Diretor Geral da Associação.

 

Gartenkraut formou-se em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e obteve o título de doutor pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Entre outras funções, já foi reitor do ITA, de 2001 a 2005, e presidente executivo da Fundação Nacional de Qualidade. Atualmente é membro do Conselho Científico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e consultor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

O novo Diretor Geral da ABTLuS assumirá, em data ainda a ser definida, o cargo hoje ocupado pelo físico José Antônio Brum. O Comitê de Busca, responsável pela indicação do nome de Michal Gartenkraut, continuará ativo, agora objetivando encontrar profissionais para as posições de Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e de Diretor do Centro de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME).

 

Após a definição dos nomes, o CeBiME se tornará um centro associado à ABTLuS, como são o LNLS e o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

A Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron foi qualificada como Organização Social em 1997. Desde 1998, ela é responsável por gerir o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mediante um Contrato de Gestão.

 

Único centro da América Latina a contar com uma Fonte de Luz Síncrotron, o LNLS possibilita a realização de pesquisas de fronteira em escala nanométrica em áreas como química, física, engenharia de materiais, meio ambiente e ciências da vida. Corroborando para a ampliação do Laboratório, em 2008 a ABTLuS foi incumbida de iniciar o projeto para a construção de uma segunda Fonte de Luz Síncrotron, a LNLS-2.

 

Também no ano passado a Associação passou a operar o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), instituição criada com o objetivo de manter o Brasil na liderança da produção sustentável de etanol de cana-de-açúcar, unindo valores competitivos a todas as etapas da cadeia produtiva deste combustível.

 

Comitê de Busca

 

Criado em dezembro de 2008, o Comitê de Busca é formado por Rogério Cezar de Cerqueira Leite, presidente do Conselho de Administração da ABTLuS e também do Comitê; Eduardo Chaves Montenegro, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); José Ellis Ripper Filho, cientista e empresário; Lúcia Carvalho Pinto Melo, presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) e ex-membro do Conselho de Administração da ABTLuS; e Pedro Wongtschowski, diretor presidente da Ultrapar e membro do Conselho de Administração da ABTLuS. (Informações da Assessoria de Comunicação do LNLS)


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104