English

Notícias

Notícias

04|08|2010 - 14h28Syngenta e Usina Guaíra assinam primeiro contrato de Plene

Anúncio dá início à comercialização de nova tecnologia de plantio de cana-de-açúcar. Fonte: Agronline

A Syngenta formaliza o estabelecimento do primeiro contrato comercial da tecnologia Plene, desenvolvida e comercializada exclusivamente pela empresa. A multinacional do agronegócio assinou contrato com a Usina Açucareira Guaíra para fornecimento de Plene para plantar 4,5 mil hectares de cana-de-açúcar entre 2011 e 2014.

 

Com a formalização do contrato, a Guaíra torna-se a usina pioneira na utilização do Plene em escala comercial. A tecnologia simplifica o processo de plantio de cana-de-açúcar ao oferecer gemas tratadas contra doenças e pragas, garantindo sanidade, pureza varietal, tratamento e rastreabilidade. As gemas têm aproximadamente 4 cm e representam uma evolução em relação ao sistema convencional, quando a cana era plantada com mudas de 40 cm.

O acordo ocorreu após a comprovação pela Usina Guaíra, por meio das áreas plantadas na Usina e outras unidades no estado de São Paulo, da proposta de valor do Plene: simplificação operacional, sustentabilidade ambiental e social, além de aumento do retorno sobre investimento.

Desde que foi anunciada para o mercado, em outubro de 2008, a tecnologia Plene estava sob validação do modelo operacional junto às principais Usinas no estado de São Paulo. Em 2009, a Syngenta iniciou a construção da primeira fábrica de Plene, na cidade de Itápolis (SP).

“Para nós, é uma satisfação estabelecer essa parceira. Sendo a primeira a comprar o Plene, a Usina Guaíra mostra que acredita na inovação e em tecnologia, e entra em uma nova fase do plantio da cana no Brasil, mais eficiente, rápida e com reduzido impacto ambiental”, afirma Antonio Carlos Guimarães, presidente da Syngenta Proteção de Cultivos na América Latina.

A adoção de Plene viabiliza menor compactação do solo, redução da emissão de dióxido de carbono, já que possibilita o uso de equipamentos mais velozes e leves, e exige um menor número de operações. A máquina de plantio de Plene foi desenvolvida pela fabricante americana de equipamentos agrícolas John Deere.

“A cultura da cana-de-açúcar está entre as prioridades da Syngenta, e o início da comercialização da tecnologia Plene é um marco muito importante para nós. Ampliamos nossa oferta, levando aos clientes um programa integrado de semente, proteção de cultivo e suporte técnico”, finaliza Guimarães.


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104