English

Notícias

Notícias

15|04|2011 - 17h52Etanol pode não baixar

Analistas do mercado não confiam na derrubada imdeiata de custo. Fonte: Correio Braziliense

Os produtores de álcool afirmam que o preço nos postos deve começar a cair na última semana de abril, mas analistas do mercado têm dúvidas se a entrada da safra de cana-de-açúcar vai derrubar o custo do combustível imediatamente. Na semana passada, o valor médio do etanol no Distrito Federal foi de R$ 2,83, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo estimativas do Ministério da Agricultura, o faturamento do setor de cana-de-açúcar em 2011 deve ser de R$ 29,1 bilhões, numa redução de 11,29% em relação à safra passada. Com a produção mais modesta, o mercado avalia que os preços não devem atingir o nível registrado em 2010. “A safra será menor e não deverá contribuir na redução do preço. Temos sinais concomitantes de elevação das cotações internacionais do açúcar e uma procura adicional vinda do aumento da oferta de veículos”, disse Ignez Lopes, economista da Fundação Getulio Vargas.

Mas os produtores já estimam que, após o feriado da semana santa, o valor do álcool hidratado e o do álcool anidro - que compõe 25% da gasolina - sejam reduzidos. Para isso, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgou que antecipou a produção em 90 usinas brasileiras. “Até o fim do mês, a situação deve ficar regularizada no país”, disse Marcos Jank, presidente da entidade.


 


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104