English

Notícias

Notícias

25|03|2011 - 17h19Ministro participa de audiência na CCTCI

Há previsões de ações à assistência tecnológica. Fonte: Portal MCT

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, participará na próxima quarta-feira (30), às 10h, de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. A informação é do presidente da CCTCI, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

Mercadante deverá apresentar aos deputados as ações e investimentos da sua pasta para estimular pesquisas e estudos tecnológicos no país e os impactos do corte orçamentário sofrido por esses programas. Também estão na pauta da audiência debate sobre as ações voltadas à assistência tecnológica para as micro e pequenas empresas, as ações de extensão tecnológica via bolsas do CNPq, os centros vocacionais, e questões relativas à base de Alcântara, entre outros temas afetos à Comissão de Ciência e Tecnologia. O convite ao ministro foi motivado por requerimentos dos deputados Silas Câmara (PSC-AM), Siba Machado (PT-AC) e Newton Lima (PT-SP).

Outro assunto que os deputados da comissão querem debater é sobre os riscos de catástrofes naturais de grandes proporções como a ocorrida no Japão e as condições de preparo da sociedade brasileira para enfrentar eventos dessa dimensão.

Nesta quarta-feira (23) eles aprovaram um requerimento de audiência pública de autoria do presidente da Comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), com convites a especialistas do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Comando da Marinha, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e da Defesa Civil.

“Embora a probabilidade de um evento de tais proporções seja pequena, preocupa-nos o fato de que o Brasil tenha uma parte significativa da população concentrada na costa e não possua qualquer sistema de alerta e de movimentação dessas pessoas, se um evento de tal natureza vier a ocorrer. Os trágicos efeitos das enchentes deste ano no Rio de Janeiro, no Paraná e em Santa Catarina demonstram que estamos despreparados para enfrentar desastres naturais. O aumento da incidência de outros fenômenos em nossas costas, a exemplo dos tornados que têm sido observados no Atlântico Sul com maior frequência, também motiva este requerimento”, explicou Araújo. A audiência ainda não tem uma data definida.


 


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104