English

Notícias

Notícias

29|07|2011 - 15h07MP vai incentivar produção de etanol

Produtores terão linhas de crédito do BNDES. Fonte: Correio do Brasil

O governo prepara uma medida provisória para incentivar o aumento da produção e estocagem do etanol no país. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governo estuda alguns incentivos para os produtores, que terão linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil.

O objetivo da medida é aumentar a oferta de combustível e reduzir o preço para o consumidor. Lobão disse ainda que a partir de 2012 a Petrobras irá investir US$ 4,1 bilhões na produção de etanol, com o objetivo de aumentar de 5% para 12% sua participação na produção do combustível.

O governo não vai alterar o percentual de etanol anidro adicionado à gasolina, que hoje é de 25%. A decisão foi tomada depois de uma reunião com integrantes dos ministérios de Minas e Energia, da Fazenda, Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

- Chegamos à conclusão de que as providências que têm sido tomadas fizeram com que mercado esteja estável, não há desabastecimento de etanol nem de gasolina -, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Uma nova reunião está marcada para o dia 30 de agosto, para decidir se a mistura será alterada. Se houver alguma modificação, ela passará a valer a partir do final de setembro.
 

 


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104