English

Notícias

Notícias

26|01|2012 - 11h51CTBE recebe associados do CEISE Br

Crédito: Luis Sousa/CTBE.
Diretor científico do CTBE, Marcos Buckeridge, conversa com associados do Ceise Br
Diretor científico do CTBE, Marcos Buckeridge, conversa com associados do Ceise Br .

Entidade firmará acordo de cooperação tecnológica com instituto de pesquisa, agregando novo beneficio ao seu menu de serviços

Jornal Agora MS, em 26/01/2012

O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) através do seu Comitê de Inovação Tecnológica promoveu uma reunião exclusiva aos seus associados no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) em Campinas. O encontro faz parte da cooperação tecnológica que será firmada entre ambas as instituições, com o objetivo de aproximar as indústrias associadas do CEISE Br dos processos de pesquisas desenvolvidos pela estrutura tecnológica do CTBE.

Com este acordo de cooperação tecnológica, os associados terão acesso a pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologias e materiais, licenças, infraestrutura alem de intercambio de recursos humanos e contrapartida financeira com a divisão dos riscos e benefícios.

A gerente executiva do CEISE Br, Janaina Calor, que acompanhou o encontro, afirmou que “através da parceria o associado tem a oportunidade de investir em inovações, ampliando sua atuação no setor sucroenergetico”. Segundo ela, a parceria representa um ganho expressivo ao menu de serviços oferecido pela entidade. “O CEISE Br atua como facilitador, levando aos seus associados propostas e ações para o desenvolvimento da indústria sucroenergetica”, completou Janaina.

Ao iniciar a reunião, Wander Ribeiro, coordenador do Comitê de Inovação Tecnológica, comentou com os projetos em andamento e a importância da inovação tecnológica para o setor sucroenergetico. “Para se sobressair e necessário estar a frente dos concorrentes inovando não apenas no produto, mas nos processos de produção”, afirmou Wander.

Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor do CTBE, apresentou a instituição que segundo ele “tem como missão contribuir para a consolidação da liderança do Brasil na produção de cana-de-açúcar e seus derivados”. Ele também apresentou sua equipe de trabalho e acompanhou a visita feita aos laboratórios que compõe o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Apesar de recém inaugurado, o CTBE se destaca pela atuação cientifica no desenvolvimento do etanol de segunda geração, pesquisa já em estagio avançado em relação as de outras instituições. Seus programas de pesquisa também contemplam as áreas agrícola, industrial, avaliação tecnológica, sustentabilidade e pesquisa básica.

Durante o encontro, os representantes das empresas associadas ao CEISE Br visitaram os laboratórios do CTBE, bem como as instalações da Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP). Com 2.500 m de área construída, a PPDP permite que pesquisadores realizem o escalonamento de processos de produção de etanol celulósico e de outros compostos de alto valor agregado desenvolvidos a partir do bagaço e palha da cana-de-açúcar.

“A planta piloto e dimensionada para simular processos da usina, possibilitando que as empresas testem seus produtos e equipamentos em todos os estágios da produção dos sub produtos da cana”, explicou Rosana Ceron Di Giorgio, gestora de negócios do CTBE.

Ao final da reunião, Janaina agradeceu ao CTBE por prestigiar os associados do CEISE Br com a visita especial. “A próxima reunião será no CEISE Br, já que apesar do grande interesse dos associados, nem todos puderam comparecer hoje devido o numero limitado de vagas”, finalizou Janaina.

Dentre os presentes estavam representantes da TKS, Fertron, Caldema, Sermatec, Flumínio Soluções, Brumazi, Eletrans, Equipalcool, Metalcoating, Serquímica, Central do Trabalho, todas empresas associadas ao CEISE Br; o secretário da indústria e comércio de Sertãozinho, Marcelo Pelegrini; o coordenador do Comitê de Novos Biocombustíveis, Claudinei Andreoli e o Prof. da UFSCar e coordenador do MTA da Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético (UNICEISE), Octavio Valeschi.


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104