English

Notícias

Notícias

03|02|2012 - 11h19Mestrado do Itep debate a Tecnologia do Bioetanol

Aula inaugural será proferida pelo Diretor do CTBE Marco Aurélio Pinheiro Lima

Jornal do Comércio de Pernanbuco, em 03/02/2012

Na esta sexta-feira (3), a Unidade de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Pernambuco promove a aula inaugural da 9ª turma do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental, a partir das 19h, quando será proferida palestra pelo professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). A aula inaugural acontecerá no auditório Pelópidas Silveira, bloco B, na sede do Itep.

Pinheiro Lima é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Instituto de Física Gleb Wataghin/Departamento de Eletrônica Quântica), tendo realizado sua graduação em Física e seu Mestrado na Universidade de São Paulo e seu Doutrado no California Institute of Technology Caltech , Pasadena, EUA.

Atualmente, o professor dirige o CBTE, uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) na área de etanol de cana-de-açúcar. Aberto a usuários externos, foi criado para contribuir com o Brasil na manutenção da liderança na produção de bioetanol, buscando respostas para desafios científicos e tecnológicos em todo o ciclo produtivo.

O laboratório é vinculado ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos maiores complexos de pesquisas do Hemisfério Sul, que funciona em Campinas (SP), financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O CBTE compõe o CNPEM ao lado de outros três Laboratórios Nacionais – de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio) e de Nanotecnologia (LNNano).

 


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104