English

Notícias

Notícias

02|02|2012 - 11h28Cooperação internacional sobre bioetanol de segunda geração

A cooperação é coordenada pelo National Renewable Energy Laboratory (NREL)

INMETRO Notícias e Eventos, em 02/02/2012

O Inmetro, por meio da Diretoria de Programa (Dipro) e da Divisão de Metrologia Química (Dimci/Dquim), participa de uma cooperação internacional, desde 2010, a fim de harmonizar metodologias para determinação dos teores de componentes químicos do bagaço da cana-de-açúcar, dentre eles, o teor de celulose, molécula precursora do bioetanol. A medida, desenvolvida em julho de 2011, atende à necessidade de melhorias em tecnologias e biotecnologias para produção de bioetanol de segunda geração, além da harmonização de normas e metodologias analíticas empregadas pelos laboratórios especializados.


A cooperação é coordenada pelo Laboratório norte-americano de Pesquisa em Energia Renovável, National Renewable Energy Laboratory (NREL), e colaboram, ainda, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes/Rio de Janeiro); o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/Campinas); o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC/Piracicaba); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Brasília); Instituto de Nacional de Tecnologia (INT/Rio de Janeiro); Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/São Paulo); Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp/Araraquara); Universidade de São Paulo (USP/Campus Lorena); Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP/Campus São Carlos).


A ação vai ao encontro da demanda crescente por energia sustentável, um grande desafio para a atual sociedade. A maior parte do suprimento energético mundial (55% do consumo) advém de fontes poluidoras e com reservas finitas. Porém, essa realidade, aos poucos, está mudando: diversas formas de obtenção de energia a partir de fontes renováveis e com baixos índices de poluição vêm sendo estudadas e algumas já estão em uso, como é o caso do bioetanol de segunda geração, obtido a partir do bagaço da cana.


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104