English

Notícias

Notícias

28|05|2009 - 11h18Produção de etanol da Colômbia deve dobrar em 2009

Segundo maior produtor de etanol da América Latina busca ampliar produção para 2,42 milhões de litros por dia. Fonte: O Estado de S. Paulo.

A produção colombiana de etanol deve mais do que dobrar até o final de 2009, para 2,42 milhões de litros por dia, devido à entrada em produção de novos projetos, afirmou na quarta-feira o ministro da Agricultura, Andres Fernandez Acosta.

Ele afirmou em entrevista à Reuters que a Colômbia, segundo maior produtor de etanol da América Latina depois do Brasil, busca novos investidores para projetos que visam ampliar a capacidade de produção e criar empregos.

Fernandez Acosta, em visita a Londres para promover os investimentos em biocombustíveis na Colômbia, afirmou que seis novos projetos neste ano vão adicionar 1,37 milhão de litros por dia de nova produção ao atual nível de 1,05 milhão de litros por dia, mas não deu detalhes.

A Colômbia busca ampliar sua produção de etanol e biodiesel para atender a rigorosas metas para mistura de biocombustível com o petróleo nos próximos anos.

"Estamos fazendo tudo que podemos para motivar o investimento nacional e estrangeiro nos biocombustíveis", disse Acosta.

Em outubro do ano passado a comlombiana estatal Ecopetrol assinou memorando de intenções com a Petrobras para desenvolver, entre outros, projetos de biocombustíveis.

Empresas que investem em capacidade na Colômbia vão se beneficiar com um imposto de 15 por cento, desde que o investimento seja de pelo menos 16,4 milhões de dólares ou envolva a criação de no mínimo 500 empregos.

Companhias estrangeiras já investiram em projetos de etanol na Colômbia. A ED&F Man, com base em Londres, investiu com um parceiro latino-americano em um projeto de 240 milhões de dólares que está sendo desenvolvido na região de Boyaca.

Na Colômbia, a cana-de-açúcar é a matéria-prima utilizada para fabricação de etanol, e o óleo de palma para o biodiesel.


Notícias relacionadas

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) | Campinas-SP
Telefone: +55 (19) 3512-1010 | Fax: +55 (19) 3518-3104